Nossa história

Educador ambiental ministrando curso de formação dos guarda-parques no Parque Estadual da Pedra Selada. Pessoas em círculo, em uma área verde cercada de árevores como araucárias.

O Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental (IMM) trabalha desde 2005 em prol da construção de uma cultura de sustentabilidade através de projetos desenvolvidos para diferentes segmentos sociais.

Através da realização de projetos de educação ambiental com instituições de ensino, empresas e parcerias com unidades de conservação, o instituto desenvolve também metodologias inovadoras para a formação de educadores ambientais, programas de Educação Ambiental para o Licenciamento Ambiental e Sustentabilidade Corporativa além de ações para famílias. A ampla gama de ações do IMM tem como objetivo comum a formação de uma cultura socioambiental a partir de atividades que exploram, sem degradação, os recursos que as áreas naturais protegidas oferecem promovendo conscientização.

Em 2015, após três anos de consultorias e muito aprendizado, fomos graduados pela incubadora de empresas da PUC-Rio, o Instituto Gênesis.

Nosso Trabalho

Somos um instituto de educação ambiental que desenvolve projetos e cursos com ênfase no contato direto com a natureza, tendo em vista a transformação positiva das relações socioambientais. Nosso trabalho tem como referência a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei Federal n° 9.795/99, e promove experiências que estimulam a cooperação, o pensamento crítico, a sustentabilidade e a educação interdisciplinar.

Atuamos junto a escolas, universidades, empresas e unidades de conservação por meio de programas de educação formal e não formal. Desenvolvemos metodologias inovadoras para a formação de educadores ambientais, projetos pedagógicos, programas para Licenciamento Ambiental e Sustentabilidade Corporativa, além de ações para famílias e comunidades.

O IMM também atua politicamente como membro da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, dos conselhos consultivos do Parque Nacional da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca, Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, entre outros.

Nossa Equipe

Buscamos integrar ideias e concepções pedagógicas a fim de construir uma educação ambiental plural e criativa.

Para isso, nossa equipe é composta por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como: Geografia, Biologia, Nutrição, Pedagogia, Comunicação, Gestão Ambiental, Administração, Artes Cênicas, Música, Design, entre outras.

Os educadores ambientais do IMM passam por formações continuadas, cursos e imersões, como a Escola Mateira, vivência que acontece anualmente e possibilita a revisão de nossas práticas e fundamentos.

O estímulo à participação em seminários e eventos científicos e a certificação em primeiros socorros e condução em trilhas também integra a rotina de capacitação de nossa equipe.

Nossa diretoria

Foto do Felipe Albino

Felipe Albino - Gestor Ambiental pelo Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente da Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), Graduado em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). É Diretor Pedagógico do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental. Tem experiência em docência, elaboração de projetos pedagógicos ambientais e formação de educadores ambientais.

Foto do Francisco Schnoor

Francisco Schnoor - MBA em management pelo IAG PUC-Rio (2014). Graduado em Geografia pela PUC-Rio (2010). É Diretor Administrativo do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental. Tem experiência em projetos de reflorestamento e projetos de educação ambiental em unidades de conservação.

Foto do Pablo Araújo

Pablo Araújo - Mestre em Ecologia e Evolução pelo Programa de Pós Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). É Diretor de Projetos do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental. Tem experiência em projetos de formação de educadores ambientais, Gestão Ambiental para o Licenciamento Ambiental e levantamento de fauna de vertebrados.

Foto da Lucia Jaber

Lucia Jaber - Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (2014), Graduada em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). É Diretora de Projetos do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental. Tem experiência em elaboração e gestão de projetos de Educação Ambiental, Editais e Programas de Educação Ambiental ligados a licenciamento ambiental.

Top