Pedagogia Mateira

Pessoas deitas com os olhos vendados formando um círculo em meio a floresta.

O Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental (IMM) exerce a prática do aprendizado com a natureza.

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99), a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.

Desenvolvemos os nossos trabalhos sobre o prisma da Pedagogia Mateira, dentro de uma perspectiva interdisciplinar de meio ambiente. A Pedagogia Mateira é o elo que fundamenta todos os projetos do IMM e a formação de seus educadores. Nesta perspectiva, o contato com a natureza desenvolve habilidades e conhecimentos, pela razão e emoção, com afeto e prazer, formando uma consciência ambiental plural.

A Pedagogia Mateira é inspirada teoricamente por uma educação ambiental crítica e transformadora, traduzindo-se em prática multirrefencial, participativa e criativa, de modo a reinventar metodologias tanto para educação formal como não formal. A Pedagogia Mateira se constrói e reconstrói, integrando teoria e prática em projetos que vão da educação infantil à educação corporativa.

Top